quinta-feira, janeiro 25, 2007

Sessão de Janeiro :: Quem matou anabela? :: Tela Brasilis :: Quinta 25/01 :: 18h30

Quem Matou Anabela? (longa, 1956), direção de D. A. Hamza, fotografia de Rodolfo Icsey

Dentro do Circuito Ascine-RJ da mostra "Luz em Movimento - A Fotografia no Cinema Brasileiro", o Cineclube Tela Brasilis exibe uma raridade: o primeiro filme fotografado no Brasil por Rodolfo Icsey.

Rudolf (como se chamava em sua terra natal) veio da Hungria junto com Didier Hamza, a convite de Mário Audrá, para compor os quadros da Maristela. Ao contrário de Hamza, Icsey se radicou no Brasil e desenvolveu uma vasta carreira, tendo destaque sua parceria com Walter Hugo Khouri (que declarou que Icsey trabalhava sua luz de forma expressionista, como se fosse pintura) e Amácio Mazzaropi.

A bela e misteriosa Anabela (Ana Esmeralda) é encontrada morta, afogada numa represa. Reunidos na pensão onde a vítima morava, o comissário Ramos (Procópio Ferreira) irá interrogar cada um dos suspeitos até descobrir o verdadeiro assassino.

Realizado nos estúdios da produtora paulista Maristela em 1956, trata-se de jóia rara do cinema brasileiro: uma deliciosa mistura de Agatha Christie e chanchada! Enquanto se seguem flashbacks que mostram as diversas versões para o crime, vai se contando uma história de mistério com pitadas de humor negro.

Único filme dirigido no Brasil pelo húngaro Didier Hamza, o grande destaque é o fenomenal elenco, que conta com Carlos Zara, Nydia Licia e Ruth de Souza em início de carreira. Trata-se também do único encontro cinematográfico de duas lendas do teatro brasileiro: Procópio Ferreira, roubando todas as cenas, e Jaime Costa, numa pequena participação.

Uma última observação: a estrela do filme, a dançarina espanhola Ana Esmeralda, namorava o produtor e dono da Maristela Mário Audrá Júnior, e se casaram pouco tempo depois da realização de Quem Matou Anabela?


Sessão de Janeiro - Integrada ao Circuito Ascine-RJ / Mostra Luz em Movimento
Informações sobre a mostra em www.cinestesia.com.br/luzemmovimento


Quinta-feira - 25/01
18h30 - projeção do filme seguida de bate-papo
Cinemateca do MAM
Av. Infante D. Henrique, 85, Praia do Flamengo - Rio de Janeiro
ENTRADA FRANCA


O Cineclube Tela Brasilis faz parte da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ) e do Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros (CNC).


Comunidade: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1807860
Blog: www.telabrasilis.blogspot.com
Fotolog: www.fotolog.net/telabrasilis