segunda-feira, setembro 04, 2006

Aniversário de 3 Anos :: Quinta :: 31/08 :: 18h30 :: Sete Dias de Agonia (O Encalhe), de Denoy de Oliveira

"Sete dias de agonia (O Encalhe)", de Denoy de Oliveira (longa, 1982)
+ Circuito Cineclubista de Estréias
"Camareira", de Zonda Bez (curta, 2006)
"Transtorno", de Pablo Cunha, Daniel Bosi, Fabíola Trinca, Márcio Bertoni, Bruno Cabús (curta, 2006)
+ Debate com Leopoldo Nunes e Caio Cesaro
+ Coquetel Comemorativo


Comemorando seus 3 anos de atividade, o Cineclube Tela Brasilis faz uma sessão especial dedicada ao cineclubismo.


Há quase noventa anos, os cineclubes têm posição de destaque na difusão da cultura cinematográfica no Brasil, tendo sido locais privilegiados para o lançamento e reflexão de obras de mais difícil acesso ao público. Foi o Chaplin Club, em 1931, quem exibiu pela primeira vez Limite, de Mário Peixoto; e foram os integrantes do cineclube os principais propagadores da fama do filme. Mais tarde, nos anos 50 e 60, a geração do Cinema Novo foi formada na cinefilia das cinematecas e clubes de cinema, enquanto na década de 70 e 80 os cineclubes representaram uma alternativa para os realizadores excluídos da estrutura da Embrafilme.

Após um "longo inverno", os cineclubes passam por um renascimento, com a revalorização de suas principais características: permitir aos realizadores distribuirem seus filmes e possibilitar ao público o acesso a filmes que não podem ser vistos com facilidade nas salas comerciais.

O longa da sessão, "Sete dias de agonia (O Encalhe)", dirigido por Denoy de Oliveira - uma obra esquecida, mas de grande vigor em sua linguagem crua e engajamento político -, foi distribuído em 16 mm por todo o país e é um desses filmes que, como tantos outros, fizeram grande carreira no circuito cineclubista. Complementando a sessão, teremos a exibição dos dois primeiros curtas do recém-criado (à imagem de iniciativas bem-sucedidas do passado) Circuito Cineclubista de Estréias (CCE). O Circuito congrega, no momento, 25 cineclubes, em sete Estados, e fará circular, mensalmente, curtas de todas as partes do país, tornando-se um novo canal de escoamento do formato. A partir desse mês, todas as nossas sessões serão antecedidas por filmes do CCE.

Após a sessão teremos um bate-papo sobre cineclubismo com Leopoldo Nunes, Assessor da Secretaria Executiva do Minc, e Caio Cesaro, representante da Programadora Brasil / CTAv, um projeto da Secretaria do Audiovisual que pretende atuar na distribuição de programas e filmes brasileiros para entidades não-comerciais. É, portanto, uma iniciativa que, não só reconhece o crescimento do cineclubismo, como colabora para o seu fortalecimento.

Contaremos também com a presença de alguns dos diretores do curta "Transtorno".

Motivos não nos faltam para comemorar! Nosso aniversário de três anos representa muito mais uma vitória do cineclubismo do que uma conquista isolada. Assim, convidamos todos os cineclubistas, cineastas, cinéfilos e amigos a comemorar conosco essa data especial, que contará, claro, com um coquetel comemorativo!


Sessão de Agosto - Comemoração de 3 anos

Quinta-feira - 31/08
18h30 - projeção dos filmes
- bate-papo com convidados
- coquetel comemorativo

Cinemateca do MAM
Av. Infante D. Henrique, 85, Praia do Flamengo - Rio de Janeiro

Entrada Franca


Comunidade: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1807860
Blog: www.telabrasilis.blogspot.com
Fotolog: www.fotolog.net/telabrasilis