domingo, janeiro 29, 2006

Programação de Fevereiro da Cinemateca do MAM-RJ

sex 03

18h30 - Homenagem a Cosme Alves Netto – O Encoraçado Potemkim (Bronenosetz Potiomkin) de Sergei Eisentein. URSS, 1925. Com A. Antonov, G. Alesandrov. Intertítulos em português. 80’. Marinheiros de um encouraçado soviético se revoltam quando lhes é servido carne estragada. Uma das obras primas do cinema mundial, prediletas de Cosme Alves Netto.

sab 04

16h - Homenagem a Cosme Alves Netto – Programa de animação - A Galinha mal pintada (Gallina vogelbirdae) de Jiri Brdecka. Tchecoslováquia, 1963. O Ideal (Ideal) de Bretislav Pojar. Tchecoslováquia, 1963. O Vermelho e o Preto (Czerwone i czarne) de Witeld Giersz. Polônia, 1963. Bombomania (Bombománie) de Bretislav Pojar. Tchecoslováquia, 1963. Hobby (Hobby) de Daniel Szczechura. Polônia, 1968. A Aldeia dos Sábios (Umno Celo) de Donio Donev. Bulgária, 1972. Cosme foi um apaixonado pelo cinema de animação e seu grande divulgador no Brasil, principalmente destes produzidos no leste europeu.

18h - Homenagem a Cosme Alves Netto – Cabra Marcado para morrer de Eduardo Coutinho. Brasil, 1964. 119’. Um clássico do documentário brasileiro, ganhador do prêmio de melhor filme do I Festi-Rio. No início dos anos 1960, um líder camponês é assassinado no nordeste.

dom 05

16h - Homenagem a Cosme Alves Netto – A Dama oculta (The Lady vanishes) de Alfred Hitchcock. Grã-Bretanha, 1938. Com Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas. Legendas em português. 97’. Um clássico de Hitchcock da fase inglesa. Uma senhora desaparece durante uma viagem de trem, gerando uma teia de intrigas.

18h – Homenagem a Cosme Alves Netto – O Grande Mentecapto de Oswaldo Caldeira. Brasil, 1989. Com Diogo Vilella, Débora Bloch, Cosme Alves Netto. 101’. Filme baseado em Fernando Sabino, ganhador do prêmio do júri popular do Festival de Gramado, com a presença de Cosme Alves Netto em participação especial no papel de um bispo.

sex 10

18h30 - Homenagem a Cosme Alves Netto – O Sangue do condor (Yawar Mallku) de Jorge Sanginés. Bolívia, 1969. Com Marcelino Yanahuaya, Benedicta Mendoza, Vicente Verneros Salinas. Versão original sem legendas. 85’. Filme revolucionário poético, ganhador do Prêmio George Sadoul, outorgado pela crítica francesa no Festival de Mar del Plata, em 1969.

sab 11

16h - Homenagem a Cosme Alves Netto – O Homem de Aran (The man of Aran) de Robert Flaherty. Inglaterra, 1934. Intertítulos em italiano. 80’. Filmado durante dois anos em uma ilha perdida na Irlanda, mostra a vida cotidiana dos pescadores locais, bem como a natureza que os circunda, tratado com alto rigor estético. Um clássico do documentário mundial.

18h - Homenagem a Cosme Alves Netto – Cinema de Lágrimas de Nelson Pereira dos Santos. Brasil/Grã-Bretanha/México, 1995. Com Raul Cortes, Cristiane Torloni, Cosme Alves Netto. 92’. Filme realizado no projeto “O Centenário do Cinema”, focando os melodramas latino-americanos das décadas de 1930 a 1950, baseado em pesquisa de Silvia Oroz, com a presença de Cosme Alves Netto no elenco.

dom 12

16h - Homenagem a Cosme Alves Netto – A Felicidade (Scast’e) de Alexandre Medvedkin. URSS, 1934. Intertítulos em Russo. Será distribuída uma sinopse do filme. Anárquica comédia, permitiu a redescoberta de Medvedkin, imediatamente colocado ao lado dos grandes do cinema mudo soviético

18h - Homenagem a Cosme Alves Netto – Cantando na chuva (Singin’ in the rain) de Stanley Donen e Gene Kelly. Com Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O’Connor. Versão original sem legendas. 102’. Considerado por muitos como o melhor musical cinematográfico de todos os tempos. Trata de Hollywood, no período de transição do cinema silencioso para o sonoro.

qui 16

18h30 – TELA BRASILIS - Homenagem a Cosme Alves Netto
Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Brasil, 1964. Com Othon Bastos, Geraldo del Rey, Maurício do Valle. 125’. Camponês mata patrão, se embrenha na caatinga, e se junta ao bando de seguidores fanáticos de um profeta negro. Depois se transforma em cangaceiro do bando de Corisco.
Amazonas, Amazonas, de Glauber Rocha. Brasil, 1966. Documentário que traça um painel da situação histórica, econômica, social e humana da região amazônica. Primeira experiência em cores de Glauber Rocha.

sex 17

18h30 – Risos de Verão – Irma, La Douce (Irma, la douce) de Billy Wilder. EUA, 1963. Com Shirley MacLaine, Jack Lemmon, Lou Jacobi. Legendas em português 142’. Policial apaixonado por prostituta, acaba desenvolvendo dupla personalidade, a fim de manter o relacionamento.

sab 18

16h – Risos de Verão - As férias do Sr. Hulot (Les Vacances du M. Hulot) de Jacques Tati. França, 1953. Com Jacques Tati, Nathalie Pascaud, Michelle Camax. Legendas em português. 96’. O Sr. Hulot vai passar férias numa pequena praia da Bretanha, onde paquera, de longe e discretamente, uma jovem.
18h – Risos de Verão - O Pai do povo de Jô Soares. Brasil, 1976. Com Jô Soares, Thereza Austregésilo, Augusto Olímpio. 84’. Único filme dirigido por Jô Soares. Depois da explosão de três bombas atômicas, a radioatividade provoca esterilidade em todos os homens da terra, com exceção de um, que dormia dentro de um cano de chumbo. Este “pai do povo” é convocado para dar continuidade a espécie humana.

dom 19

16h – Risos de Verão – Debi & Lóide – Dois Idiotas em apuros (Dumb and Dumber) de Peter Farrelly. EUA, 1994. Com Jim Carrey, Jeff Daniels, Lauren Holly. Legendas em português. 107’.
Após encontrarem uma maleta perdida, dois amigos idiotas e atrapalhados decidem partir atrás da garota que a perdeu.

18h – Risos de Verão - O Incrível Exército Brancaleone (L’Armatta Brancaleone) de Mario Monicelli. Itália, 1966. Com Vitorio Gassman, Catherine Spaak, Folco Lulli. Legendas em português, 120’. Cavaleiro Medieval perambula pela Europa com um grupo de vigaristas e malucos em busca de um feudo supostamente rico.