segunda-feira, janeiro 23, 2006

Tela Brasilis :: 26/01 :: Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz


Sessão de Janeiro :: 26 de janeiro de 2006 :: 18h30 :: Cinemateca doMAM
Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz (1967, longa), de Paulo Gil Soares
Memórias do Cangaço (1965, curta), de Paulo Gil Soares
Em janeiro, o Cineclube Tela Brasilis presta homenagem a Jarbas Barbosa, importante produtor do Cinema Brasileiro, falecido em dezembro de 2005.
Jarbas Barbosa, irmão de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, produziu diversosfilmes do Cinema Novo, como Os Fuzis, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Boca de Ouro, entre outros. Devido ao fracasso financeiro desses filmes, partiupara a produção de títulos com maior apelo comercial, estrelados porhumoristas como Renato Aragão, Dedé Santana e Costinha, e astros da Jovem Guarda, como Wanderléia.
Mas Jarbas nem por isso deixou de trabalhar emproduções mais engajadas, política e artisticamente, como Proezas de satanás na vila de Leva-e-traz (1967), dirigido por Paulo Gil Soares, grandevencedor do III Festival de Brasília, com os prêmios de melhor filme, diretor, argumento e música (de Caetano Veloso, em sua primeira experiênciano cinema).
Proezas de satanás na vila de Leva-e-traz é uma das muitas pérolas esquecidas do cinema brasileiro. Consagrado na época de seu lançamento, seudiretor afastou-se do cinema no início dos anos 70, migrando para atelevisão, onde dirigiu o programa Globo Repórter, na TV Globo, aproximandoos cineastas do Cinema Novo ao veículo e traçando as linhas básicas dogênero documentário na telinha.
Proezas de satanás na vila de Leva-e-traz narra a história de uma pequena cidade no interior. Após a descoberta de petróleo em uma vila próxima, toda a população se desloca para lá, inclusiveo padre e a padroeira da cidade, deixando a cidade aberta para o aparecimento de Satanás. A ausência de novas cópias fez com que Proezas... praticamente não fosse exibido nas últimas décadas, privando as novasgerações de conhecerem uma obra-prima do mesmo quilate que Deus e o diabo naterra do sol (1963), de Glauber Rocha, filme em que Paulo Gil Soares foi responsável pelos diálogos, assistência de direção, cenografia e figurino.
Complementando a sessão, será exibido o primeiro filme de Paulo Gil Soares, o curta Memórias do Cangaço, que posteriormente integrou o longa Brasil Verdade, produzido por Thomaz Farkas. Memórias do Cangaço é um importante registro histórico e traz a quase totalidade das imagens remanescente de Lampião e seu bando, captadas por Benjamin Abrahão em 1936. Além das imagensde arquivo, o filme traz entrevistas com ex-cangaceiros e policiais que viveram aquele momento.
Como não existem mais cópias projetáveis em película, Proezas... será exibido em rara cópia telecinada (DVD). Memórias do Cangaço será projetado em película.
Sessão de Janeiro Quinta-feira - 26/01
18:30 - Projeção dos filmes seguida de debate
Cinemateca do MAM
Av. Infante D. Henrique, 85, Praia do Flamengo - Rio de Janeiro
ENTRADA FRANCA