segunda-feira, dezembro 05, 2005

Sessões Especiais de Dezembro

Cineclube Tela Brasilis
Sessões Especiais de Dezembro
Joel Barcellos - 50 Anos de Cinema

De 2 a 16 de dezembro, a Cinemateca do MAM irá prestar uma homenagem a Joel Barcellos — um dos maiores atores do cinema brasileiro —, que comemora em 2005 meio século de carreira. Na mostra JOEL BARCELLOS - 50 ANOS DE CINEMA serão exibidos clássicos assinados por grandes diretores com quem Joel trabalhou ao longo dessas cinco décadas, como Leon Hirszman, Julio Bressane, Neville D`Almeida, David Neves e Hugo Carvana. A programação completa, que está no final desta divulgação, atesta a importância de Joel Barcellos.

O Cineclube Tela Brasilis tem o prazer de realizar duas sessões dentro dessa mostra. No dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 18h30, o Tela Brasilis exibirá o longa-metragem O Rei dos Milagres (1973), primeira experiência de Joel na direção. Nessa sessão especial será prestada uma homenagem a Joel Barcellos, convidado a falar para platéia sobre sua experiência em 50 anos de serviços prestados ao cinema nacional. Será também uma oportunidade única de conferir um filme raro como O Rei dos Milagres. Co-produção com a TV RAI italiana, a história gira em torno de um pescador que faz um pacto para conseguir realizar milagres. Protagonizado pelo próprio Joel, no elenco estão também Hugo Carvana, Ana Carini e Glauber Rocha, em uma participação especial. Após o bate-papo com Joel Barcellos, haverá um coquetel comemorativo.

No dia 15 de dezembro, quinta-feira, às 18h30, o Cineclube Tela Brasilis terá sua segunda sessão dentro da mostra. Será a vez de exibir o raríssimo longa Trópicos (Tropici, 1969), de Gianni Amico. Assim como O Rei dos Milagres, Trópicos tem roteiro assinado por Francisco Altan e fotografia de José Antonio Ventura, sendo também uma produção italiana. Gianni Amico é um cineasta italiano que colaborou em diversos filmes de consagrados diretores do Cinema Novo e realizou durante muitos anos a ponte cinematográfica entre Brasil e Itália, onde editou um importante livro sobre o cinema brasileiro. Aqui, filmou, entre outros, Trópicos e Música Popular Brasileira (1966), montou A vida provisória (1968) e colaborou nos roteiros de O Leão de Sete Cabeças (1969) e Bahia de Todos os Sambas (1996). Trópicos é uma homenagem de Amico ao Cinema Novo. Esta sessão será seguida de debate (debatedores a confirmar).

Tela Brasilis - Sessões de Dezembro

Quinta-feira - 08/12
18h30 - Sessão especial - Homenagem a Joel Barcellos
O Rei dos Milagres (1973), de Joel Barcellos
sessão seguida de coquetel comemorativo

Quinta-feira - 15/12
18h30 - Trópicos (Tropici, 1969), de Gianni Amico
sessão seguida de debate

Cinemateca do MAM
Av. Infante D. Henrique, 85, Praia do Flamengo - Rio de Janeiro
ENTRADA FRANCA