quarta-feira, maio 24, 2006

Sessão de Maio :: 25 de maio de 2006 :: 18h30 :: Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro)

"Em cada coração um punhal" (1969), João Batista de Andrade, Sebastião de Souza e José Rubens Siqueira

"Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora" (1968), de Djalma Limongi Batista


Dos três diretores de "Em cada coração um punhal" (1969), João Batista de Andrade é o único que seguiu (e segue) carreira cinematográfica. Como tantos outros cineastas de sua geração, rejeita o sempre controverso rótulo de Marginal, mas percebe alguma relação com o “movimento” em seu episódio deste filme (“O filho da televisão”), assim como em "Gamal, o delírio do sexo", do mesmo ano. Seriam “um mergulho no caos, na irracionalidade; são frutos de uma profunda crise pessoal” e, marcadamente, filmes produzidos sob o domínio do AI-5; mas um hiato em sua carreira. No entanto, não deixa de estar presente neste filme seu traço documental, marca de um dos cineastas que mais transitou entre os domínios do documentário e da ficção no cinema brasileiro.

Os outros dois episódios são “Transplante de mãe”, de Sebastião de Souza (uma obra-prima, segundo Carlos Reichenbach), e “Clepsusana”, de José Rubens Siqueira (que também fez um longa-metragem na década de 1970). Este episódio e “O filho da televisão” trazem uma equipe técnica tipicamente marginal e extremamente afinada – fotografia de Jorge Bodansky e montagem de Sylvio Renoldi – enquanto “Transplante de mãe” traz a maestria de Hélio Silva na fotografia e a montagem de Glauco Mirko Laurelli. A produção é de Luiz Sérgio Person.

Como complemento da sessão, será exibido o curta-metragem 'Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora" (dir. Djalma Limongi Batista, 1968) filme premiado no Festival JB/ Mesbla de Cinema Amador, evento que congregou toda essa geração de cineastas surgidos na segunda metade dos anos 1960. Tendo como foco a homossexualidade, o filme é também marcado pela atmosfera de insegurança, medo e interdição dos anos de chumbo.

A sessão será seguida de debate.


Sessão de Maio

Quinta-feira - 25/05
18:30 - projeção dos filmes seguida de debate

Cinemateca do MAM
Av. Infante D. Henrique, 85, Praia do Flamengo - Rio de Janeiro

ENTRADA FRANCA

Em junho, próxima sessão: Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986), de Carlos Manga